Diferença entre VGA e HDMI

A verdade é uma só: a tecnologia HDMI é muito superior a VGA. Vamos aos fatos:

 VGA

VGA é a abreviação para “Video Graphics Array” que significa em português “Padrão de Disposição Gráfica”, é um padrão de gráficos de computadores introduzido em 1987 pela IBM, sendo também usado vulgarmente para designar o conector associado ao padrão. O nome correto para tal conector é D-SUB ou Conector DB. O VGA trabalha em modo analógico, ou seja, serve para transmitir apenas imagens.

SVGA

O Super Video Graphics Array, quase sempre abreviado para Super VGA ou apenas SVGA é uma denominação genérica que cobre uma ampla gama de padrões de placas de vídeo para computadores.

Originalmente, o SVGA era uma extensão do padrão VGA lançado pela IBM em 1987. Diferentemente do VGA — um padrão definido integralmente pela IBM —, o Super VGA foi definido pela Video Electronics Standards Association (VESA), um consórcio aberto constituído para promover interoperabilidade e definir padrões. Quando usada como uma especificação de resolução, em comparação com o VGA ou XGA por exemplo, o termo SVGA normalmente se refere a uma resolução de 800×600 pixels.

O Super VGA foi inicialmente definido em 1989. Naquela primeira versão, significava uma resolução de 800×600 com pixels de 4 bits. Cada pixel podia exibir uma entre 16 cores possíveis. Isso foi rapidamente estendido para 1024×768 com pixels de 8 bits, e foi além nos anos subsequentes.

 

Pinagem DB-15 VGA

A pinagem do conector deve ser feita da seguinte forma:

cabo-vga-rgb-dupla-blindagem

 

HDMI

High-Definition Multimedia Interface é uma interface condutiva totalmente digital de áudio e vídeo capaz de transmitir dados não comprimidos, representando, por isso, uma alternativa melhorada aos padrões analógicos, tais como: Cabo coaxial, vídeo composto, S-Video, vídeo componente e VGA. O HDMI fornece uma interface de comunicação entre qualquer fonte de áudio/vídeo digital – como Blu-ray, leitor de DVD, computador, consoles de videogame – para qualquer dispositivo de som ou vídeo digital, como monitor de computador e TV digital.

Normalmente os leitores de DVD com conexão HDMI possuem também a função Up-Scaling[4], que permite que a partir de uma resolução padrão, por exemplo, um disco comercial de DVD com 480i/p, seja possível obter um sinal de vídeo com resolução de 720p, 1080i ou 1080p. Isso é possível devido a interpolação (estimativa de pixeis que existiriam se a restituição da imagem fosse completa) realizada entre os pixeis encadeados da imagem de 480 pixels. Obviamente a estimativa não é exacta e portanto o que se obtém como resultado final não é uma imagem de alta definição, mas sim algo pouco melhor que os leitores de DVD convencionais fornecem sem a função Up-Scaling. Obviamente, não adianta ter um leitor de DVD com função Up-Scaling para uma alta resolução se o painel do monitor/televisor tiver uma resolução padrão; nestes casos haverá uma operação de Up-Conversion, de por exemplo 480i/p para 1080p seguida de uma de Down-Conversion de 1080p para 480p, para que o sinal de vídeo possa excitar adequadamente os píxeis do monitor/televisor.

 

O HDMI Wireless

O HDMI Wireless ainda está em fase inicial, mas já se mostra promissora para facilitar a conexão de múltiplas telas e beneficiar reuniões de trabalho e da escola.

O HDMI wireless usa uma rede sem fio criada por um roteador convencional para fazer a comunicação entre um computador, que tem o software adequado instalado, e um dispositivo HDMI, como televisores ou projetores. A vantagem é que a conexão é feita usando um protocolo que não precisa de Internet, ou seja, a transmissão de um filme (áudio e vídeo) em Full HD não diminui a banda disponível para navegação.

O problema é que, diferente do HDMI convencional, ainda não há um padrão universal de HDMI wireless utilizado pelas fabricantes. Elas, por enquanto, usam protocolos próprios de transmissão, o que dificulta a interoperabilidade entre diferentes softwares e aparelhos com HDMI conectados. LG, Sony, Philips e ASUS, por exemplo, usam formatos completamente diferentes.

 

Conclusão

O padrão HDMI, por ser mais recente e digital, tem capacidade muito superior de resolução, o que deixa a imagem muito mais bonita e realista, além de trabalhar nativamente com resoluções widescreen (16×9) em contraste com as resoluções VGA (4×3). E de “lambuja”, ainda transmite áudio no mesmo cabo.

Esqueça o VGA e troque por HDMI!

 

 

Comentários Facebook

Você pode gostar...